Santa Laura Vicuña


Hoje, não sei o porquê, senti a imagem de Santa Laura Vicuña nos meus pensamentos. Quando eu era criança e até o começo da adolescência eu rezava direto pra Santa Laura. Sei a história dela de cor, uma criança tão espiritualmente evoluída, sempre me emocionei com a história dela. Para que vocês conheçam, segue a história de Santa Laura...

Laura Carmen Vicuña 

Laura Vicuña é a padroeira das vítimas de incesto e maus-tratos por parte dos pais. A sua festa celebra-se a 22 de Janeiro.
Laura Carmen Vicuña nasceu em Santiago do Chile em 1891. Com a morte repentina do pai, a mãe refugiou-se com as duas filhas na Argentina. Em 1900, Laura foi recebida no colégio das Filhas de Maria Auxiliadora; no ano seguinte fez a primeira comunhão e, como são Domingos Sávio, fez os propósitos de amar a Deus com todas as suas forças, mortificar-se e morrer antes que cometer pecado; tornar Jesus conhecido e reparar as ofensas contra Ele. 
Sabendo que a mãe vivia numa situação de pecado, ofereceu-se ao Se­nhor pela sua conversão; aumentou a ascese e, com o consentimento do con­fessor, abraçou com voto os conselhos evangélicos. Consumida pelos sacrifíci­os e pela doença, confiou na última noite: "Mamãe, eu estou morrendo! Faz tempo que pedi a Jesus, oferecendo-lhe minha vida pela senhora, para que volte para Deus... Mamãe, antes da morte não terei a alegria de vê-Ia arrepen­dida?" Com alegria morreu na tarde do dia 22 de janeiro de 1904.
Seu corpo repousa na capela das Filhas de Maria Auxiliadora em Bahía Blanca (Argentina). Laura, poema de candor, de amor filial, de sacrifício, foi beatificada por João Paulo II, no dia 3 de setembro de 1988, na Colina das Bem-aventuranças juvenis, perto de Castelnuovo Don Bosco (Asti, Itália).


Fonte: C£ AUGUSTO CRESTANELLO, Vida de Laura Vicuna, pág. 89. 




ORAÇÃO

Ó Beata Laura Vicuña,
tu que viveste até o heroísmo sua configuração
a Cristo, acolhe a nossa confiante oração.
Obtende as graças de que necessitamos
e ajudai-nos a aderir com coração puro e doce
à Vontade do Pai.
Doa às nossas famílias a paz e a fidelidade.
Faz com que mesmo na nossa vida,
assim como na tua,
resplandeçam fé coerente, pureza corajosa,
caridade atenta e solícita para o bem dos irmãos.
Amém.

23 comentários:

  1. Olá... Amei seu post sobre Laurinha!!! Sou devota dela desde pequena. Laurinha, rogai por nós!!!

    ResponderExcluir
  2. ADOREI, TENHO MUITA FÉ EM SANTA LAURA,
    TRABALHO NUMA EMPRESA QUE TEM O NOME DELA - SELARIA SANTA LAURA - SANTA LAURA DERAME AS BENÇÃOS DO SENHOR JESUS EM NOSSOS IRMÃOS, TRAZAENTO A PAZ. AMÉM!

    ResponderExcluir
  3. MUITO POPDEROSA E PERSEVERANTE EM JESUS.]
    DOOU A SUA VIDA EM AMOR AO SOFRIMENTO DE SUA MÃE COM SEU PADRASTO.
    E JESUS ATENDEU SEU PEDIDO DE LIBERTAÇÃO PARA SUA MÃE..AMÉM.

    ResponderExcluir
  4. Sou devota de Santa Laura Vicunã. Dei ao meu filho o nome dela, Alex de Laura, hoje já casado, com 33 anos. Sua esposa está grávida de uma menina que se chamará Laura. Que Santa Laura os abençoem, e os protejam.

    ResponderExcluir
  5. A MINHA VIDA DE ESTUDANTE FOI SEMPRE ACOMPANHADA PELA FÉ E ORAÇÃO À LAURA VICUNA.
    TENHO MUITA FÉ NESSA SANTA!

    ResponderExcluir
  6. Mônica Mattos10/19/2010

    eu,monica de mattosbarbosa tive uma colega de curso contabilidade com este nome em82 á 85.ela mudou-se para itália,na sícilia ,monte fusco AVELINO. pensei ser a santa italiana;pois conheço várias LAURAS de origem italianas.Nunca mais soube notícias da amiga,colega Laura Dente, pai Aurélio Dente, fraterno giovanni dente.Rogai, por nós SANTA LAURA.Como gostaria de saber noticias deLAURA DENTE,hoje 25 anos sem notí´cias.Rogai, por mim SANTA LAURA VICUN~
    A MONICADE MATTOS BARBOSA SP

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é Laura Vicuña e foi dado a mim pela irmã Inacia da ordem salesiana na época diretora do colégio Inst. Laura Vicuña aqui de Porto Velho/RO, minha mãe guando foi para a sala de parto o médico não garantiu a vida do bebe (eu) e nem da minha mãe pois ela tinha 3 cistos no útero que na época não tinha tecnologia para identificar somente na hora do parto, então a irmã que era amiga da minha mãe fez a promessa que se tudo ocorresse bem e a criança que até então não se sabia o sexo iria receber o nome se menina de Laura Vicuña e se menino Domingos Sávios, e aqui estou, carrego com muito orgulho esse nome. e tem mais uma coicidencia, dos meus 11 aos meus 16 anos fui vitima de alisiamente por parte do meu cunhado, marido da minha irmã mais velha, sofri um bocado, mas hoje ja superei, e sou mãe e tenho certeza q Laura Vicuña proteje minhas filhas hoje com 02 e 05 anos.

    ResponderExcluir
  8. Parabens pelo belo trabalho, mas apenas uma correção..
    Laura Vicunã é beata e não santa, ainda, espero.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  9. Ana Vidal12/30/2010

    A primeira vez que ouvi falar em Santa Laura Vicunha foi em 1994, quando a minha filha mais velha estava para fazer a 1ª Eucaristia, houve uma palestra de um rapaz de Goiânia no período de preparação das crianças, então ele abordou vários assuntos, sendo que do meio para o fim, ele só falou em Santa Laura Vicunha, muito agradecido pela Santa ter salvado a vida de seu filhinho que quase morreu e ele disse que se ajoelhou e entregou a vida do filho a Santa Laura e ela o atendeu prontamente, intercedendo pela cura da criança que foi salva. A palestra foi à noite, no outro dia fui trabalhar, lá no trabalho contei a uma colega que dividia a tarefa de conferência de um relatório comigo, tudo sobre a palestra, o que o rapaz havia falado sobre televisão, sobre drogas, etc., só que não lembrei de jeito nenhum que ele tinha falado de Santa Laura Vicunha, então ela me perguntou: - o que mais ele falou?. Eu, sem nem lembrar de Santa Laura, falei: - mais nada. Aí aconteceu que nós tínhamos hora para entregar o relatório devidamente corrigido e já estávamos atrasadas, eu terminei correndo a minha parte e fui ajudá-la, assim que abri o relatório dela vi que havia uma queda no processamento e eu tive que ir procurar o documento para fazer a correção, tal foi o meu espanto quando vi o documento que minha colega perguntou: - o que foi? Qual foi o erro? Eu fiquei sem fala, pois o nome do estabelecimento do documento era "Lojinha Laura Vicunha", isso em Fortaleza, onde eu nunca ouvi falar que existisse tal lojinha, então eu disse a minha amiga: - Olha, acho que eu não te contei tudo que o cara falou na palestra e Santa Laura Vicunha acabou de me avisar, aliás puxou minha orelha. Daí em diante procurei saber da história dela e tenho profunda confiança nela, conheci uma amiga que sofreu cinco abortos e a sua sexta gravidez foi bem sucedida e o nome da filha dela é Laura porque ela fez promessa para Santa Laura. Eu fiz um concurso para o Banco Central e após a prova falei para minha mãe: - Eu sei que vou passar, pois Santa Laura está me avisando que algo vai mudar em minha vida. Eu passei no concurso, mas não fui chamada para o emprego, mas o que Santa Laura estava me avisando era que eu estava grávida aos 41 anos do meu terceiro filho, só que eu não sabia. Há alguns anos pedi a intercessão de Santa Laura em uma graça que é dividida em quatro partes, ou seja, favorece a quatro pessoas muito amadas, então três já receberam a graça que pedi, falta apenas uma e eu sei que em breve a graça estará totalmente realizada e tudo com a ajuda da nossa Santinha, anjinho de pureza, coragem e amor ao próximo.

    ResponderExcluir
  10. Ana! Que depoimento lindo e emocionante!Muito obrigada e que Santa Laura sempre nos abençoe!

    ResponderExcluir
  11. Meu nome é Laura Tereza, o Tereza veio da Santa Terezinha, minha mãe já grávida de mim viu uma procissão passar na rua e pediu para que se eu nascesse com saúde, colocaria Tereza no meu nome. Infelizmente, não houve, intencionalmente, conexão entre o meu nome Laura e o nome da Santa. Mesmo assim, sempre fui intrigada por meu nome. Mas ultimamente, o nome Santa Laura, parece estar em todos os cantos, é o nome do edifícil onde mora meu namorado, é o nome de um estabelecimento de água, de uma locadora de veículos, cantos em minha cidade bastante acessíveis e que despertaram minha curiosidade. Fiquei feliz por hoje, finalmente, acabar resistindo e procurar saber quem foi Santa Laura. Ainda mais feliz e grata por ter um nome tão bonito, singelo e especial como o meu. :)

    ResponderExcluir
  12. Anônimo2/20/2011

    quando era uma adolescente sempre pedia para Santa Laura Vicunã para me ajudar que tinha um sonho de casar e apareceu um rapaz que pareci me amar então a pedi para que me casamento acontece com aconteceu no dia 17/12/1999 mas hoje peço que santa laura faça de menino a homem o minha santa laura me atenda

    ResponderExcluir
  13. Maria Laura6/30/2011

    Meu nome é Maria Laura,sempre tive curiosidade de saber quem foi Santa Laura,pois recebi este nome em homenagem a Ela.peço a Santa Laura Que me conceda a graça de ter a mesma disposiçao que Ela teve em se doar pelos que ela amava,e em cumpria a vontade de em sua vida.assim seja.

    ResponderExcluir
  14. Tenho 26 anos e desde que nasci, minha mae entregou todos os meus passos a essa beata maravilhosa, Laurinha Vicuna, e posso dizer que desde entao, ela vem me mostrando os caminhos a seguir, dando-me muitas provas do seu amor. Estudei em colégio de freiras e sou Filha de Maria Auxiliadora, assim como Laurinha. Tenho muita fé em Laura Vicuna e sei posso contar com sua intercessao. Pede-se a quem receber graças por sua intercessao, queira enviar a respectiva relação à:
    Secretaria geral FMA
    Via dell'Ateneo Salesiano,81
    00139 ROMA ( Italia)
    Abraços
    Diana Marangoni

    ResponderExcluir
  15. Anônimo8/21/2011

    Não sabia nada de santa laura,mas tenho pedido muito em orações pela conversão de meu esposo e do meu genro,pois tenho uma filha casada a 3 anos que me deu uma neta 1 ano cujo nome é Laura tenho rezado muto o terço com minha neta pedindo a nsa sra que passe na frente pelas conversões deles;paz,amor,respeito,pela familia que é muito dificil e hoje fiquei sabendo da historia de santa laura e desde já peço a intercessão dela nessa causa que atraves desse anjo as graças que peço sejam alcançadas e com certeza darei meu testemunho...

    ResponderExcluir
  16. Elizeth P. Spindola3/04/2012

    Eu conheci Laura aos 13 anos nao conceguia tirar uma nota boa de matematica minha amiga de colegio me deu uma medalha dela e disse pede pra Laura vc vai ver.
    Coloquei a medalha presa do lado de fora da bolça resei muito
    antes da prova cosegui tirar 10 corri para pegar a medalha nao achei fiquei triste no outro dia a medalha estava no mesmo lugar fiquei enpressionada dai por diante tudo que peço para Laura eu consigo. minha carteira de motorista tem a data do aniversário de Laura pois neste dia concegui passar na prova agradeço a Laura todos os dias por tudo que tenho na vida.

    ResponderExcluir
  17. welligton4/23/2012

    welligton thiarlies me sinto emocionado quando leio algo sobre laura vicunha sou devoto já fui abençoado com suas graças e agradeço por interceder por todos nós devotos e ñ devotos sei q tenho minhas falhas mas só tenho a agradecer a Deus e laura vicunha por nos conseder tudo em nossas vida amem

    ResponderExcluir
  18. Anônimo9/15/2012

    Sou Laura também, e hoje, não sei porque, pesquisei se havia alguma santa com este nome, qual não foi minha surpresa e emoção ao ler sobre sua história.
    Santa Laurinha que nos proteja sempre, e principalmente às mães e filhas deste mundo. Peço sua proteção, querida Santa, para a saúde de minha mãezinha. Peço que interceda a que consiga meus propósitos desta vida, pois já conhece meus anseios, e amenisa minhas angústias e cicatrizes de meu coração. Que eu possa seguir sempre em frente, esquecendo meu passado e trazendo a luz em meu coração através de meu sorriso e alegria de viver. Amém!

    ResponderExcluir
  19. Anônimo11/03/2012

    ola, meu nome é juliane Beatriz albacete,tenho sete anos sou devota da beata Laura Vicunã, ja li o livro da sua história , ela sofreu muito, por isso ela esta no cêu morando com Jesus.Eu amei o quadro da Laurinha Vicunã, é muito bonito.

    ResponderExcluir
  20. JÁ PASSEI MUITOS APERTOS MAS, DE TODOS ELES LAURA ME LIVROU. QUERO NARRAR AQUI, ALGUNS MOMENTOS DA MINHA VIDA COM LAURA DE VICUÑA.
    *MINHA 1A. FILHA, LAURA CRISTINE, NASCEU ANTES DE COMPLETAR OS 07 (SETE) MESES DE GESTAÇÃO; O MÉDICO QUERIA DESISTIR MAS, EU INSISTI. LAURA NASCEU. NÃO POSSUIA CÍLIOS, SOMBRACELHAS, NEM SINAL DE UNHAS... ERA BASTANTE PREMATURA E O MÉDICO ACREDITOU QUE SERIA DIFÍCIL VINGAR. “HOJE É MÃE DE 02 (DOIS) FILHOS. OBRIGADA, LAURA DE VICUÑA!
    *MEU TERCEIRO PARTO, CORRI MUITO PERIGO DE MORTE. PRESSÃO BASTANTE ALTA (INCONTROLÁVEL) E VÁRIAS COMPLICAÇÕES. O MÉDICO PREVIU O PIOR E, SÓ ME OPEROU (QUANDO FEZ 8 (OITO) MESES DE GRAVIDEZ), PORQUE O BEBÊ ESTAVA ENTRANDO EM SOFRIMENTO. BRIGOU PRIMEIRO COMIGO, PREPAROU MEU MARIDO E MINHA FAMÍLIA. ESPERAVAM O PIOR. PREPAROU A EQUIPE DE EMEGÊNCIA, UTI... ESPEROU 1, 2 E NO 3º. DIA, O PRÓPRIO MÉDICO ME CONFESSOU: - FOI UM GRANDE MILAGRE NA MEDICINA. EU NÃO TINHA QUALQUER CHANCE DE SOBREVIVER. OBRIGADA, LAURA DE VICUÑA!
    *PASSEI UMA SEMANA COM A MINHA FILHA INTERNADA COM PNEUMONIA . QUANDO CHEGUEI EM CASA, VOLTEI PARA O HOSPITAL COM MEU FILHO, DE 06 MESES DE VIDA, UMA SAÚDE FRÁGIL. CONTRAIU PNEUMONIA. CHEGOU A SER INTERNADO EM ESTADO GRAVE, FOI PARA O BALÃO DE OXIGÊNIO E QUASE O PERDI.
    “ERA FINAL DA TARDE DE DOMINGO. DEIXEI MEU FILHO SÒZINHO, NO LEITO DO APARTAMENTO 103 E ME DIRIGI A SALA DE ENFERMAGEM. ERA TROCA DE PLANTÃO, DUAS ENFERMEIRAS COMENTAVAM SOBRE O BEBÊ QUE HAVIA FALECIDO NA NOITE ANTERIOR E OUTRA FALOU: (-EU SABIA QUE NÃO RESISTERIA E O BEBÊ DO 103 NÃO AMANHECE.) UM FRIO SUBIU MINHA COLUNA E EU QUASE CAÍ. A OUTRA ENFERMEIRA PERCEBEU E DISSE QUE NÃO ESTAVA FALANDO DO MEU FILHO. VOLTEI PARA O QUARTO. ENCONTREI MEU ESPOSO QUE ESTRANHOU MINHA ATITUDE DE DEIXAR MEU FILHO SÒZINHO; CONTEI O QUE OUVI. TRANQUEI-ME NO BANHEIRO E IMPLOREI A LAURA DE VICUÑA : SALVA A VIDA DO MEU FILHO. LIGUEI PARA O MÉDICO, CHAMEI O PLANTONISTA DO HOSPITAL, DESESPEREI, OPERARAM MEU FILHO. NINGUEM ACREDITAVA EM SUA RECUPERAÇÃO.
    15 DIAS DEPOIS, O MÉDICO FALOU: “-MÃE, SEU FILHO ESTÁ QUASE FORA DE PERIGO!” OBRIGADA, LAURA DE VICUÑA!
    *MEU FILHO CAÇULA ENGATINHAVA, QUANDO PUXOU UMA CAMA MOLA DE CASAL (+/- 60 KG), E ELA CAIU SOBRE ELE. EU O CARREGUEI, SAÍ CORRENDO, PEDI AJUDA E CHEGUEI AO PRONTO SOCORRO. ELE NÃO MAMAVA, GEMIA. O MÉDICO MANDOU AGUARDAR UM TEMPO. EU DESESPERADA PERGUNTEI: -NÃO VAI FAZER NADA? ELE RESPONDEU; -É SÓ AGUARDAR. PASSOU O TEMPO O MÉDICO FALOU: -“MÃE, A CRIANÇA TEM UM ANJO DA GUARDA E FOI ELE QUEM AMPAROU SEU FILHO!” OBRIGADA, LAURA DE VICUÑA!
    *MINHA FILHA LAURA, (17 ANOS. NUM EXAME DE ROTINA, SUSPEITA DE CANCER NO ÚTERO. FEZ VÁRIOS EXAMES QUE CONFIRMOU A DOENÇA.
    FUI PARA O CENTRO DE ONCOLOGIA DE GOIÂNIA, OPERÁ-LA.NOVOS EXAMES; LAURA NÃO TEM DOENÇA. QUANDO O MÉDICO NOS ATENDIA, O TELEFONE TOCOU. A AMOSTRA DO MATERIAL, ENVIADA POR CUIABÁ, CONFIRMAVA O DIAGNÓSTICO. ELE FICOU PÁLIDO E FALOU: - ELA TINHA O CANCÊR, MAS ELE DESAPARECEU.
    PERGUNTEI: O QUE ACONTECEU? O QUE FAZER? ELE RESPONDEU: -“SÓ O SEU DEUS EXPLICA! ESTOU DE CABELO BRANCO, DE TANTO TRABALHAR, NUNCA VI ACONTECER ISSO. O CANCÊR DESAPARECEU. VOLTE PARA SUA CIDADE E TENHA UMA VIDA NORMAL. ”RESPONDI: SABIA QUE ALCANÇARIA MAIS ESTA GRAÇA!

    SÃO TANTAS AS GRAÇAS ALCANÇADAS, QUE ESCREVERIA UM LIVRO.

    ResponderExcluir
  21. Scarlate, quantos depoimentos lindos e emocionantes. Cheguei a me emocionar com eles. Muito obrigada!!!!Salve, Santa Laura Vicunã!

    ResponderExcluir
  22. SÃO TANTOS MILAGRES RECEBIDOS, PELA INTERCESSÃO DE LAURA DE VICUÑA.
    VAMOS FAZER ALGUMA COISA PELA SUA CANONIZAÇÃO?
    MEU NOME: WALDETE BENEDITA BARROS OLIVEIRA
    E-MAIL: waldetenetos@hotmail.com
    "QUE LAURA PROTEJA SUA VIDA!

    ResponderExcluir
  23. Olá, para béns pelo post. Porém Laura Vicunha ainda não foi considerada santa, o que esperamos que aconteça em breve. Ela é reconhecida pela Igreja como Beata.

    ResponderExcluir

Nós sempre precisamos de amigos. Gente que seja capaz de nos indicar direções, despertar o que temos de melhor e ajudar a retirar os excessos que nos tornam pesados.

É muito bom ter amigos!Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos.

Seja sempre bem-vindo, amigo(a).