Não há como ver a tragédia do terremoto de magnitude 8,9, o maior do Japão e o sétimo da história, logo depois o Tsunami, agora a explosão no reator (Fukushima) e o receio de outras explosões e não sentir muita dor e medo pelos japoneses. Uma sucessão de tragédias efeito dominó e que terá consequências ainda inimagináveis. Já são 900 mortos e mais de 10.000 desaparecidos.
As imagens dessa tragédia são impressionantes e mostram cenas dignas dos filmes Guerra dos Mundos ou 2012 lembrando-nos que a natureza é realmente violenta.
Parecem brinquedos infantis, mas são containers de trens.
No livro de Ernest Hemingway, Por Quem Os Sinos Dobram, romance sobre a tragédia da Guerra Civil Espanhola, mas que trata sobretudo da solidariedade humana, há uma citação famosa de John Donne, poeta inglês do século 16:
“Nenhum homem é uma ilha, isolada em si (…). A morte de qualquer homem me diminui, porque sou parte do gênero humano. Por isso, não pergunte por quem os sinos dobram. Eles dobram por ti”.
É por isso que toda tragédia abala a tantos de diversas formas. Façamos cada um, pelo menos uma prece para que essa situação não fique mais trágica do que já está. Acredito que os Anjos de Deus estão a todo momento por lá ajudando. Mandemos então em forma de prece nossa força para eles, nossos desejos, solidariedade e compaixão para ajudá-los.
Amém!
** Imagens do New York times
Que todos os anjos digam: Amém!
ResponderExcluirBeijos!