O Santuário Nacional de Aparecida inaugura neste sábado (15), às 18h, a Cidade do Romeiro, um dos maiores complexos turístico-religioso católicos do país.
Com investimento de R$ 60 milhões - parcialmente financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) -, o empreendimento deve alavancar a receita da igreja, que recebeu mais de 11 milhões de devotos em 2011.

O espaço, a 700 metros da Basílica e que levou dois anos para ser construído, foi entregue antes da previsão inicial do Santuário, em 2014. A Cidade do Romeiro ocupa a área que antigamente abrigava o parque de diversões Magic Park, no Jardim Paraíba.
O local conta com o Hotel Rainha do Brasil, que é o maior da cidade com 330 apartamentos, capela e ampla área verde com lagos e paisagismo. Futuramente o espaço vai abrigar outros hotéis e um centro do compras (o número de lojas não foi informado).
Na inauguração da Cidade do Romeiro, duas lojas do Santuário Nacional estarão funcionando - Casa do Pão e Casa das Velas.
O projeto completo teria sido custeado em 40% do valor pelo Santuário Nacional, tendo como principal fonte arrecadadora de fundos a Campanha dos Devotos. O restante do valor foi pago com recursos do BNDES.
Programação
Para a abertura oficial do complexo, será celebrada uma missa às 18h no Altar Central do Santuário Nacional e logo em seguida uma procissão sairá da Tribuna Bento 16 até a Cidade do Romeiro.
Além da missa, haverá também descerramento da placa e benção da imagem de Nossa Senhora Aparecida, na entrada do local. A festa de inauguração contará com a participação da dupla sertaneja Gian e Giovani em show gratuito.
A Cidade do Romeiro é aberta para visitação e fica localizada à rua Isaac Ferreira da Encarnação, 501.
Projeto
O projeto começou a ser feito depois da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) definir, em 2009, que suas Assembléias Gerais seriam realizadas em Aparecida.
Para acomodar os bispos participantes das assembleias e melhorar a infraestrutura oferecida aos romeiros, o Santuário Nacional começou a fazer o projeto da Cidade do Romeiro. O complexo de acolhida é o maior do país.
Sinhores
Para o presidente do Sindicatos dos Hotéis Bares e Restaurantes (Sinhores) de Aparecida, Ernesto Elache, toda infraestrutura que melhore a acolhida aos romeiros é bem vinda. A cidade conta com 33 mil leitos e tem esgotado sua capacidade quase todos os finais de semana deste fim de ano.
"Sempre é preciso adequar, melhorar e oferecer mais ao turista. No vcaso da Cidade do Romeiro, só acho que está um pouco distante dos demais hotéis e de costas para o Santuário Nacional".
Fonte:G1.
0 comentários:
Postar um comentário
Nós sempre precisamos de amigos. Gente que seja capaz de nos indicar direções, despertar o que temos de melhor e ajudar a retirar os excessos que nos tornam pesados.
É muito bom ter amigos!Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos.
Seja sempre bem-vindo, amigo(a).